Os alimentos mais “quentes” do inverno.

Estamos em dias tão frios que vamos antecipar a estação mais fria do ano; Preparamos alguns alimentos que podem aquecer seu inverno e ainda melhorar sua saúde! Os compostos bioativos dos alimentos são cada vez mais estudados e seus efeitos na nossa saúde, na prevenção de doenças e na recuperação do organismo.

Gengibre
Essa raiz é poderosa, além de dar um sabor especial a sopas, chás e sucos, ainda é um poderoso antioxidante e

antiinflamatório.
Cúrcuma
Presente em temperos como o curry, quando usada em conjunto com a pimenta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, a curcumina, sua substância ativa, também tem ação anticancerígena. Use como temperos para sopas, cozidos, arroz, risotos, etc.
Pimenta Vermelha
Dispensam apresentação e aquecem qualquer preparação. Além de dar sabor e calor aos pratos, as pimentas são capazes de liberar e endorfinas, contribuindo para aumentar a sensação de bem estar e até aliviar dores. Use-as preferencialmente frescas ou moídas na hora.
Alho
Usado largamente na nossa culinária, o alho tem propriedades antiinflamatórias e reforça o sistema imunológico. Para ter os efeitos terapêuticos ele não deve ser frito, portanto você pode refogar um pouco para dar sabor aos alimentos e deixar um pouco de alho cru, bem picadinho para acrescentar no final do cozimento.
Aveia
Auxilia o sistema imunológico a se manter ativo, algo importantíssimo durante a estação mais fria do ano. Ë também rica em fibras solúveis, do tipo que “limpam” as artérias do corpo e ajudam a reduzir taxas do colesterol ruim (LDL). Contém cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selênio e zinco. O farelo de aveia é a forma mais nutritiva de ingerir o alimento, que pode ser adicionado a frutas, iogurtes e vitaminas, além de preparações salgadas, como sopas e saladas.
Espero que tenham gostado da nossa seleção. Até a próxima!!!

Deixe um comentário