Alimentos orgânicos. Qual a vantagem?

Se você é uma daquelas pessoas que pensam que a “onda de orgânicos” não passa de mais um modismo, está na hora de reavaliar essa visão.

Entendamos o que é um alimento orgânico: O alimento orgânico, além de ser isento de

insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos, também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados.
Infelizmente, o Brasil ocupa a posição de campeão no consumo de agrotóxicos. Desnecessário dizer que isso traz sérias consequências a nossa saúde e ao meio ambiente.
Há pouco tempo, uma pessoa me perguntou como poderia identificar visualmente o alimento orgânico,pois bem, as verduras orgânicas normalmente tem aqueles caramujinhos, muito comuns nas hortas, enquanto as hortaliças que receberam agrotóxicos em excesso… bom…digamos que os bichinhos preferem ficar longe!

Os produtos orgânicos recebem um selo os produtos orgânicos que encontramos nos supermercados devem conter o selo Orgânico Brasil, que é concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SISORG –, órgão responsável por credenciar e fiscalizar tais produtos. Já os produtos que são vendidos diretamente do produtor ao consumidor, podem ser cadastrados no site do Ministério da Agricultura. Para saber quais são os produtos cadastrados que são vendidos diretamente ao consumidor, clique aqui.

Pensando nisso, olhe com mais carinho para os alimentos orgânicos, principalmente as hortaliças, legumes e frutas que são os mais contaminados. Segundo a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) os alimentos mais contaminados são: pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve, mamão e tomate (justamente os mais consumidos!).

Alimentos mais contaminados e sua porcentagem de contaminação
1 Pimentão 91,8%
2 Morango 63,4%
3 Pepino 57,4%
4 Alface 54,2%
5 Cenoura 49,6%
6 Abacaxi 32,8%
7 Beterraba 32,6%
8 Couve 31,9%
9 Mamão 30,4%
10 Tomate 16,3%
11 Laranja 12,2%
12 Maçã 8,9%
13 Arroz 7,4%
14 Feijão 6,5%
15 Repolho 6,3%
16 Manga 4%
17 Cebola 3,1%
18 Batata 0%

Como minimizar os riscos de contaminação por agrotóxicos:
– Lave bem os vegetais e frutas com água corrente, até mesmo os que serão descascados
– Dê preferência aos alimentos orgânicos
– Coma sempre vegetais e frutas variados para evitar a exposição contínua e excessiva a um mesmo princípio ativo (os diferentes tipos de plantio exigem agrotóxicos específicos)
– Descarte a folhagem externa de alfaces, repolhos e vegetais semelhantes
– Remova a gordura e as peles das carnes para reduzir a ingestão de resíduos de agrotóxicos que possam ter se acumulado nesses tecidos.
As grandes redes de supermercados já possuem gôndolas com alimentos orgânicos, além disso, as cidades já contam com muitas feiras orgânicas, onde é possível comprar diretamente do produtor e se você tem a sorte de morar no interior ou próximo de regiões rurais, aproveite pois ao contrário do que pode-se pensar, os preços são bem próximos aos alimentos que compramos diariamente. E se todos esses argumentos ainda não te convenceram, aí vai o principal: o alimento orgânico além de mais saudável é muito, mas muito mais saboroso!
Faça um passeio diferente no final de semana e vá visitar uma das feiras orgânicas na sua cidade. Estou anexando link das principais feiras orgânicas em São Paulo e no Brasil.
http://www.nossomundoorganico.com.br/feiras-organicas/
Grande abraço a todos!

Deixe um comentário