Chocolate, o melhor amigo!!!!!

Ah, o chocolate! O melhor amigo das mulheres…
Por que gostamos tanto de chocolate?
De bebida preferida dos deuses maias até a forma inalável, o cacau tem uma longa história de paixão com várias civilizações. A ciência já descobriu suas propriedades antidepressivas e antioxidantes e tudo leva a crer que esse fruto continuará a fazer parte de nossas vidas.
Os estudos apontam para os benefícios do consumo de

chocolate para o coração, as versões com 70% de cacau, ou mais, contém flavonoides, que após sofrerem metabolização no intestino delgado atuam como antioxidantes, alterando a produção de radicais livres. Acredita-se que o consumo regular dessas substâncias auxilie a saúde cardiovascular, prevenindo problemas vasculares, pois agem regulando a permeabilidade capilar permitindo fluxo constante de oxigênio e nutrientes evitam formação de coágulos e oxidação de LDL por radicais livres.
A escolha deve ser cuidadosa: o teor de flavonóides varia de acordo com a fórmula do chocolate. Quanto maior a porcentagem de cacau, maior o nível de flavonol – substância associada com a saúde do coração e outros benefícios. O cacau natural é rico em flavonóides e contém baixo teor de gordura. À medida que baixamos o sabor amargo, diminuímos o nível de flavonol.
Além disso, o chocolate, é fonte de cafeína e teobromina, atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. Também aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo de, no máximo, 50 gramas de chocolate ao dia para que não se ultrapasse o limite de gorduras e açúcares.

Receita:
Brownie de chocolate com semente de chia
Ingredientes:
2 xícaras de leite de soja; 1 xícara de óleo; 2 ovos grandes inteiros; 2 xícara de farinha sem glúten; 1 e 1/2 xícara de semente de chia; 1 xícara e meia de adoçante ou ¾ xic. De açúcar; 1 colher de sopa de fermento em pó químico; 1 e 1/2 xícara de cacau em pó.
Modo de preparo:
1. Bata no liquidificador o leite de soja quente com a farinha escolhida, até obter uma massa leve e homogênea.
2. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura fina e reserve.
3. Misture em uma vasilha a semente de chia, o chocolate e o açúcar.
4. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e batendo em batedeira elétrica.
5. Por último acrescente o fermento em pó químico, só mexendo, sem bater.
6. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada
7. Asse em forno médio pré-aquecido.

Referências:
Batista,APSA. Chocolate: sua história e principais características. Universidade de Brasília. Brasilia. 2008.
ÚTFM Rodrigues – Revisão sistemática sobre a ação do chocolate, chá, vinho tinto e café na saúde cardiovascular RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição …, 2012 – rbone.com.br

Deixe um comentário