Alimentos que Turbinam o cérebro

Estamos vivendo uma época em que todos parecem correr contra o tempo e com isso exigimos cada vez mais de nosso cérebro. Ufa! Que tal darmos um reforço? Como? Podemos incluir na nossa alimentação diária nutrientes que deem um reforço ao

sistema nervoso.

Kiwi
Frutas cítricas como o Kiwi, Caju, ricas em vitamina C podem melhorar o humor, pois a vitamina é importante para o bom funcionamento das células nervosas. Um estudo publicado recentemente no periódico Human and Clinical Nutrition ainda mostrou que o consumo de frutas ricas em vitamina C durante seis semanas é capaz de melhorar consideravelmente o humor das pessoas.

Nozes
Ricas em ácido alfa linolênico (ALA), essa é uma substância importante na produção das membranas das células do cérebro, além de sua ação nas bainhas de mielina, o que acelera a transmissão de sinais e impulsos nervosos. Outros alimentos, como a chia, a linhaça também são fontes de ALA.

Sementes de abóbora
Sementes de abóbora são ricas em manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco, ferro, triptofano e proteína. Eles são uma boa fonte de vitaminas E, K, C e muitas vitaminas do complexo B.
Eles também são ricos em proteínas de boa qualidade e ácidos graxos essenciais. São práticas e podem servir de lanches intermediários.
São uma importante fonte vegetal de ferro, que é um nutriente muito importante. Alguns dos sintomas da falta de ferro são irritabilidade, problemas de concentração e perda de memória. Um estudo publicado no World Journal of Biological Psychiatry no ano passado revelou que a deficiência de ferro no tálamo – uma importante região do cérebro – pode contribuir para o surgimento de déficit de atenção e hiperatividade.

Amêndoas
As amêndoas contêm uma grande dose de vitamina E, substância fundamental para combater os efeitos do envelhecimento no cérebro. O nutriente também é importante para a cognição – processo mental que inclui a atenção, memória, aprendizado e outras funções cerebrais.
Anote: Antes de entrar naquela reunião importante faça um lanche com algumas amêndoas para turbinar a memória e manter-se alerta.

Banana
Rica em triptofano, aminoácido importante na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e vitamina B6, que age como estímulo á produção de serotonina.
Dica: Melhor horário para consumo é o final da tarde, horário em que declina a serotonina e sentimos mais vontade de comer doces.

Vegetais verde-escuros
Couve, espinafre, rúcula, agrião e brócolis são ricos em ácido fólico que estimula a produção de serotonina. Inclua pelo menos um deles na sua alimentação diária.

Aveia
Rica em betaglucanas, importante para funcionamento intestinal e controle do colesterol sanguíneo, ainda é rica em triptofano.
Não é à toa que tem sido chamada de “superalimento”.

Batata-doce
Fonte de carboidrato, principal fonte de energia para as células nervosas. A batata doce tem a vantagem de ser um carboidrato de liberação gradual, fazendo com que haja fonte de glicose disponível por um período maior e ainda dá maior saciedade.
Até a próxima!

Deixe um comentário